1. Mensagem da Diretoria Executiva

Não existe fórmula mágica, nem segredo para uma trajetória de sucesso.

O êxito de qualquer iniciativa é sempre resultado de diversos fatores, sendo o trabalho e o comprometimento a base de todos eles.

No caso da Uniodonto de São José dos Campos, é possível identificar alguns aspectos recorrentes ao longo de sua caminhada: a busca incessante da melhoria contínua, nunca pela via mais óbvia e fácil, mas sempre pela trilha da inovação, pela obediência à clausula pétrea do Cooperativismo e pela valorização da qualidade como diferencial competitivo.

Tudo isso, tendo como retaguarda as boas normas de gestão e o foco da inovação e visão de futuro.

Com isso, esperamos o seu comprometimento e empenho na realização das suas atividades, pautados nas diretrizes introdutórias do Código de Ética e Conduta adotado pela Uniodonto de São José dos Campos, em busca dos objetivos que são, e sempre serão, a ética, a transparência e o fortalecimento da cultura da integridade, alcançando a satisfação dos clientes e qualidade dos serviços, através do sistema cooperativista.

Contamos com o seu comprometimento.




2. Identidade Organizacional

fingerprint MISSÃO

Oferecer saúde bucal, bem-estar e qualidade de vida aos nossos clientes, gerando trabalho e renda digna aos nossos cooperados.

visibility VISÃO

Ser uma operadora odontológica líder de mercado e destaque em nossa área de atuação, oferecendo serviços de excelência ao alcance de todos.

school VALORES

a) Ética – Agimos de forma íntegra e idônea, gerando confiança e credibilidade às nossas ações, em respeito ao próximo.

b) Orgulho de pertencer – Temos orgulho de fazer parte e de sermos aceitos dentro de um grupo que trabalha por um bem comum, e que se preocupa com o bem-estar de todos, buscando fazer com que se sintam importantes e parte da Família Uniodonto.

c) Humanização – Acolhemos as pessoas, sem distinção, de forma afetuosa, compreendendo suas necessidades e buscando ajudá-las da melhor maneira possível.


d) Diversidade – Reconhecemos as diferenças e acreditamos que cada pessoa é única e digna do nosso respeito.

e) Desenvolvimento – Acreditamos no desenvolvimento pessoal e profissional como forma de valorização e reconhecimento dos nossos colaboradores e cooperados, visando oferecer excelência no atendimento aos clientes, fornecedores, parceiros e toda a sociedade.

f) Sustentabilidade – Incentivamos políticas, atitudes e projetos voltados à prosperidade das pessoas da empresa e da coletividade, garantindo a sustentabilidade de forma justa.

3. Política de Qualidade

A Uniodonto de São José dos Campos zela pela sua política de qualidade, atendendo às expectativas de seus clientes, disponibilizando patrimônio humano competente e buscando a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, por meio da sua certificação ISO 9001:2015.

4. Princípios do Cooperativismo

Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade. As premissas do cooperativismo são: Identidade de propósitos e interesses; Ação conjunta e objetiva para coordenação de contribuição e serviços; Obtenção de resultado útil e comum a todos.

e) Educação, formação e informação

f) Intercooperação

g) Interesse pela comunidade

a) Adesão voluntária e livre

b) Gestão democrática

c) Participação econômica dos membros

d) Autonomia e independência

5. Sobre o Código de Ética e Conduta

5.1 OBJETIVO

Estabelecer diretrizes visando manter padrões de comportamento éticos em nosso trabalho, reforçando o compromisso com os valores e princípios da Cooperativa.

Este documento não contempla todas as situações possíveis de conflitos éticos que possam surgir, entretanto, define os princípios básicos que devem nortear as nossas condutas em qualquer situação.

Sendo assim, sempre que houver dúvidas, procure seu superior imediato, que poderá orientá-lo ou buscar respostas com outros profissionais da organização.

5.2 CONCEITOS

a) Ética: é definida como um conjunto de princípios e valores que serve de referência, e deve orientar a conduta das partes.

b) Conduta: corresponde a todo e qualquer ato, ação, omissão, decisão, atitude ou comportamento, e deve ser sempre pautada pelos padrões éticos.

6. Abrangência

Este Código de Ética e Conduta se aplica a todos os membros e órgãos sociais da Cooperativa (Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Técnico, Conselho Fiscal), colaboradores e prestadores de serviço, independentemente da sua posição hierárquica ou área de atuação.

7. Nossas Condutas

Como todos fazemos parte e formamos esse sistema cooperativo, a responsabilidade pela aplicabilidade e pela gestão do Código de Ética e Conduta se torna compartilhada.

8. Respeito às Leis e Regras

A Uniodonto de São José dos Campos zela pelo cumprimento rigoroso das leis e pagamentos de tributos, não admitindo qualquer ato contrário ao estabelecido nas leis e normas vigentes, incluindo a Lei Federal nº 12.846/2013 anticorrupção, proibindo assim pagamentos ou qualquer recebimento ilícito e duvidoso, direta ou indiretamente relacionados com atos de corrupção, suborno ou facilitações. Repudia o tráfico de influência, as ações que visam dificultar fiscalizações ou investigações de órgãos governamentais e reguladores, sonegação fiscal, fraude, superfaturamento de contratos, entre outros atos.

9. Proteção de Dados e Sigilo de Informações

As partes interessadas deverão utilizar as informações e dados sensíveis sempre de modo responsável e apenas para propósitos legítimos inerentes às atividades, não podendo, em hipótese alguma, divulgá-los sem expressa autorização escrita da Uniodonto de São José dos Campos. Em caso de não observância do dever de guarda, sigilo e confidencialidade, estarão sujeitos às sanções cabíveis.

10. Boas Práticas no Ambiente de Trabalho

A Uniodonto de São José dos Campos não admite:

• Descumprimento das normas vigentes da Cooperativa.

• Preconceito e discriminações de qualquer natureza.

• Assédio moral e/ou sexual.

• Abuso, ameaça, agressões físicas e verbais e/ou coerção.

• Qualquer forma de trabalho em desconformidade com as regras trabalhistas vigentes.

• Condições de trabalho inseguras e desrespeito à privacidade.

• Trabalho em estado de embriaguez e/ou porte de qualquer tipo de arma.

• Especulações que difamem a imagem de seus cooperados, colaboradores e clientes.

• Indicação direta em favorecimento a determinado dentista cooperado, considerando que todos os associados são donos da Cooperativa.

• Divulgação de acessos institucionais a pessoas não autorizadas.

11. Conflito de Interesses

Configura-se conflito de interesses quando qualquer uma das partes, em virtude de um interesse próprio, age contra os princípios da empresa, tomando uma decisão inapropriada ou deixando de cumprir alguma de suas responsabilidades profissionais.

12. Brindes e Entretenimento

É proibido aos cooperados, conselheiros, dirigentes e colaboradores usufruir de sua posição para solicitar favores pessoais e/ou obter qualquer tipo de presente ou brinde de qualquer pessoa, fornecedor ou prestador de serviço, em nome da Cooperativa.

Ainda, destaca-se a proibição de prometer, oferecer ou prestar, direta ou indiretamente, qualquer tipo de entretenimento ou benefício de hospitalidade a Agentes Públicos ou PEP (Pessoa Exposta Politicamente).

13. Sustentabilidade

A Política de Sustentabilidade da Uniodonto de São José dos Campos visa desenvolver seu negócio de forma democrática e ética, contribuindo com a comunidade, promovendo o seu bem-estar, qualidade de vida e fortalecimento da cultura e educação, e incentivando ações de preservação do meio ambiente.

Nesse contexto, a Uniodonto de São José dos Campos busca contribuir com o bem-estar e a qualidade de vida de seus stakeholders, por meio do incentivo à educação, à formação e à informação; do zelo pela gestão democrática, autônoma e independente; e da garantia de trabalho e renda a seus cooperados.

14. Patrimônio

Qualquer bem material da Uniodonto de São José dos Campos, sejam automóveis, mobiliário, máquinas, equipamentos, informações, dependências físicas e instalações, deve ser zelado por todos os cooperados, credenciados, colaboradores, fornecedores e prestadores de serviço.

Todos esses bens só poderão ser utilizados, exclusivamente, para a realização de seus trabalhos, sendo proibido o uso para suprir interesses pessoais ou particulares.

A utilização dos meios de comunicação, internet, e-mail e telefone constitui-se instrumento de trabalho.

No caso de furto ou roubo de bens, a realização de Boletim de Ocorrência e comunicação ao gestor da área é de responsabilidade do usuário.

15. Ambiente Digital e Proteção da Marca

A Uniodonto de São José dos Campos apoia o uso responsável das ferramentas de comunicação on-line, pois reconhece os potenciais benefícios profissionais, institucionais e sociais da atuação nessas mídias, observando sempre que as mídias nunca deverão ser utilizadas em detrimento da marca. Por isso:

f) Seja uma vitrine Uniodonto! Sua imagem representa a nossa Cooperativa para toda a comunidade.

g) Apoie as ações desenvolvidas pela Uniodonto nos perfis oficiais da Cooperativa na Internet, interagindo e promovendo diálogo com os usuários das mídias sociais.

h) As respostas a possíveis perguntas feitas por terceiros, clientes ou não, referentes à Uniodonto em redes sociais, devem partir da área de Marketing. Se receber um questionamento ou crítica, encaminhe-o imediatamente para o e-mail marketing@uniodontosjc.com.br e nunca responda.

i) Por fim, o mais importante: fortaleça a imagem da Uniodonto como instituição de excelência em planos odontológicos, com uma postura moderna, inovadora e ajustável à necessidade de cada contratante/beneficiário.

a) Nunca divulgue documentos, assuntos internos e críticas à estrutura ou processos da Uniodonto, bem como informações sigilosas referentes à Cooperativa. Esses assuntos devem ser discutidos e resolvidos internamente e de forma sigilosa.

b) Publique apenas opiniões baseadas na lei, na boa-fé e nos bons costumes. Evite associar qualquer tipo de opinião pessoal à marca da Cooperativa, aos seus órgãos sociais, empregados e prestadores de serviço.

c) Utilize somente conteúdos que tenham legitimidade, ou dos quais você seja autor, ou que tenham tido autorização prévia das demais partes envolvidas.

d) Utilize linguagem e vocabulário adequados, evitando mensagens agressivas, hostis, discriminatórias, vexatórias ou ridicularizantes, bem como palavras de baixo calão.

e) Respeite a privacidade dos colegas e parceiros, aproveitando as oportunidades criadas pelas novas mídias e ajudando a construir um ambiente rico e interessante, com atitudes responsáveis e éticas.

16. Relacionamento

O sucesso da Uniodonto de São José dos Campos tem como componente imprescindível a harmonia e o equilíbrio dos seus pilares: cooperados, clientes, beneficiários e colaboradores.

Com isso, o relacionamento entre todos deve ser baseado no respeito, na ética e na colaboração, sempre pensando na preservação da marca e reputação.

16.1 COOPERADOS
O relacionamento com os nossos cooperados deve ser pautado pelo respeito, transparência, cordialidade e eficiência, sendo isso imprescindível para a sustentabilidade do negócio.

16.2 CLIENTES E BENEFICIÁRIOS
Por meio da prestação de serviços humanizados, prezamos pela cordialidade, acolhimento, personalização do atendimento de acordo com a necessidade de cada um e profissionalização durante o contato, garantindo a acessibilidade do cliente a um sistema de saúde odontológico qualificado e eficiente, de forma ampla e diversificada.

16.3 COLABORADORES
Prezamos pelo bom relacionamento, desenvolvimento e meios para que haja equilíbrio entre produtividade e qualidade de vida, dentro e fora do ambiente de trabalho, almejando o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, produtividade e eficiência.

17. Prestadores de Serviço

A Uniodonto analisa e acompanha o comportamento dos parceiros e suas posturas frente a desafios ao mercado, não permitindo pagamentos de facilitação, despesas não explícitas no contrato e utilização de procedimentos duvidosos, entre outros.

Os parceiros comerciais são responsáveis pela captação e intermediação de novos negócios, representando a Cooperativa, e devem estar em aderência às leis e regulamentos vigentes com transparência, ética, responsabilidade e integridade.

Esperamos de nossos parceiros comerciais boas práticas na manipulação dos dados pertinentes à Cooperativa, visando ao cumprimento da LGPD; zelo pela marca Uniodonto; acompanhamento das atividades e garantia de que os serviços estejam de acordo com o contratado.

18. Reflexão

Antes de tomar qualquer decisão, reflita:




19. Considerações Finais

Considerando que este documento não contempla todas as situações possíveis de conflitos éticos que possam surgir, caso haja alguma conduta, relato ou suspeita de ação que desrespeite este Código, este deve ser reportado ao canal de denúncia, pelos contatos:

E-mail: ouvidoria@uniodontosjc.coop.br

Telefone: (12) 3202-6000

Site: https://www.uniodontosjc.coop.br/ouvidoria

Após o registro de sugestão ou denúncia, essas informações serão averiguadas e as medidas adequadas serão aplicadas. 

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Por Redação, em Uniodonto

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