A cárie não é a única causa de dor nos dentes. O desgaste do esmalte e a retração da gengiva também podem causar hipersensibilidade e desconforto em determinadas situações. Nesses casos, geralmente a dor é desencadeada pela ingestão bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.
Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção, e a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.
A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos), que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, o que causa sensibilidade.
A exposição da dentina pode ser causada por vários fatores, dentre eles:
O primeiro passo para resolver o problema de sensibilidade nos dentes é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Ele poderá aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para fortalecer o dente; prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário; ou restaurar as áreas que perderam o esmalte.
Uma jornada de ação e solidariedade no Litoral Norte
A Uniodonto esteve em Caraguatatuba para um dia de imersão e conexão
Ações corporativas incentivam cuidado com a saúde
Uniodonto realizou, em abril, duas ações em Santos (SP), em parceria com empresas clientes.
Semana da Saúde na Uniodonto de São José dos Campos
As palestras sobre Saúde Bucal, Saúde Mental e Saúde Física reforçaram importância de cuidar da saúde de forma ampla e abrangente
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...