A retração gengival ocorre quando a gengiva se desloca em direção à raiz do dente, deixando-a exposta. O dente, por sua vez, ganha uma aparência alongada.
A exposição da raiz do dente pode gerar consequências negativas, como sensibilidade (aos alimentos e bebidas geladas, quentes, doces), maior risco de desenvolver cáries, desconforto estético e, em casos avançados, até a perda do dente.
Mas por que a gengiva se retrai? Existem várias causas, como por exemplo: gengiva fina, mau posicionamento das raízes, perda óssea, escovação traumática, bruxismo (transtorno em que o indivíduo aperta e/ou range os dentes).
Se você acredita que tem retração gengival, é importante procurar um especialista em Periodontia para avaliação. O tratamento será realizado de acordo com cada caso, podendo ser desde uma mudança nos hábitos que causaram o problema, até um procedimento cirúrgico, para recobrimento das raízes. São implantados enxertos gengivais, que vão impedir que essas retrações aumentem.
Para saber mais, assista o vídeo da Dra. Juliana Plínio, periodontista da Uniodonto de São José dos Campos: Veja em nossa página
Uma jornada de ação e solidariedade no Litoral Norte
A Uniodonto esteve em Caraguatatuba para um dia de imersão e conexão
Ações corporativas incentivam cuidado com a saúde
Uniodonto realizou, em abril, duas ações em Santos (SP), em parceria com empresas clientes.
Semana da Saúde na Uniodonto de São José dos Campos
As palestras sobre Saúde Bucal, Saúde Mental e Saúde Física reforçaram importância de cuidar da saúde de forma ampla e abrangente
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.